Página do Brat


Compilando e rodando seus programas



Todo programa executável precisa passar por dois processos para que um código fonte gere um binário executável: compilação e linkedição.

Não é o intuito desta seção informar o funcionamento destes passos. Aqui, de forma bem resumida, estão os passos de algumas opções de compilação e modos de rodar um programa.



Geralmente, quando testamos um código, não desejamos apenas compilar ou executar o link. Devemos sempre executar os dois procedimentos para gerar um código funcional, inclusive quando fazemos alguma alteração em um programa já funcionante.

Nunca se esqueça de antes de proceder à compilação, sempre gravar seu programa, utilizando a opção Save da aba File (tecla de atalho F2).



Gerando o código executável (compilação e linkedição)



1º Localize no ambiente a aba Compile. Utilize a opção Make (tecla de atalho F9) ou Build All




2º O compilador rodará, gerando o código objeto. Se não encontrar nenhum erro, imediatamente o Link entrará em ação, criando o código executável.




3º O código executável terá o mesmo nome do seu código fonte (é possível mudar). Para testar, há duas formas, a primeira é saindo para o terminal, a segunda é rodando diretamente pelo ambiente.



Para rodar pelo terminal, vá até a aba File, escolha a opção DOS shell. No terminal, digite o nome do seu programa e veja os resultados. Para retornar, digite o comando exit.
















Para executar diretamente pelo ambiente, utilize a opção Run na aba de mesmo nome.




Talvez você não veja o resultado do seu programa, isso porque neste modo, quando ele termina, imediatamente o ambiente retorna, escondendo o terminal. Para vê-lo basta utilizar a tecla de atalho alt+F5 (User screen).





Em eterna construção