Normalmente, quando construímos programas maiores, necessitamos dividir o código em vários arquivos.
Por exemplo, um microcontrolador pode ter um arquivo para a manipulação das entradas analógicas, outro para as entradas digitais, mais um para as saídas e um controle geral. Assim, precisamos construir um projeto, que é mais que um simples programa de um arquivo só.
Existem algumas regras que devem ser seguidas. Aqui demonstro a minha maneira de construir um projeto no ambiente de desenvolvimento, sem entrar nos detalhes da linguagem.
Bom divertimento.
Vá até a aba Project, selecione a opção Open project.
Na caixa de diálogo que surge, observe algumas informações importantes:
Observe na parte inferior, se o diretório está correto. Se não estiver, vá até a opção File → Change dir... e corrija antes de continuar.
No campo Open Project File, digite o nome do seu projeto. Pode ser um nome idêntico a algum arquivo *.CPP. Este será o mesmo nome do código executável (*.EXE).
Assim que confirmar o nome, uma nova janela surge na parte de baixo do ambiente. Esta á a janela do projeto.
Observe que ela está vazia. Precisamos agora adicionar os arquivos que farão parte dele.
Uma maneira de incluir é clicar sobre a palavra “Ins Add” que está no rodapé. Outra opção é pressionar a tecla Insert. Observe as anotações:
O diretório está na parte azul inferior e aparece também no caminho do nome. Se necessário, navegue clicando na marca do diretório pai (..\).
Escolha um arquivo de cada vez, até selecionar todos os necessários ao seu projeto.
Pronto! Quando executar um Build all ou Make (tecla F9), todos os arquivos serão compilados, lincados e o código executável será gerado.
Em eterna construção