Página do Brat


Princípios e conceitos básicos da eletrônica

 

Como testar transistores bipolares

Transistores bipolares tem internamente três pastilhas de material semicondutor, formando duas junções PN, dando origem ao seu nome de bipolar.

Seu teste depende do tipo. A seguir é demonstrada a maneira de testar um transistor dos mais comuns, o NPN, cuja base deve ser polarizada positivamente para que ocorra corrente de coletor.

Utilizando um multímetro digital, coloque na escala de teste de diodos. No multímetro analógico, verifique se existe uma escala específica para teste de semicondutores. De qualquer forma, o componente deve ser retirado do circuito para que o teste dê certo.

A escala no multímetro

A foto abaixo mostra no detalhe a escala de teste de semicondutores em um multímetro. O valor que ele vai apresentar no display corresponde ao valor da tensão de junção.


Como testar o transistor NPN

Nesse caso, o transistor deve ter a base positiva para conduzir.

Para esse exemplo usei um TIP35C.

 

·         Encoste a ponta de prova positiva na base e negativa no emissor.


Essa junção deve se comportar como um diodo polarizado em sentido direto com 0,5V a 0,8V. Valores menores é sintoma de componente com fuga (indo para o curto-circuito) e maior componente praticamente aberto (rompido).

 

·         Repita o teste com a ponta positiva na base e negativa no coletor.

Deve acontecer o mesmo que no teste anterior. Note que a tensão do emissor é ligeiramente maior que o coletor.


 

Esses dois testes não bastam. O transistor pode estar com fuga e os procedimentos abaixo vão tirar qualquer dúvida.

·         Ligue a ponta de prova negativa na base e positiva no emissor. O multímetro não deve indicar nada. Qualquer valor significa fuga.


 

·         Faça o mesmo na junção base-coletor, com a base negativa. Novamente qualquer valor significa fuga.


 

·         Finalmente a condição coletor-emissor deve ser verificada nos dois sentidos. Já vi alguns casos em que as junções base-emissor e base-coletor estavam em bom estado, porém o componente apresentava fuga coletor-emissor.



 

Como testar o transistor PNP

Observe as mesmas orientações para o transistor NPN tomando o cuidado de inverter a polaridade das pontas de prova, ou seja, onde testava com positivo, teste com negativo. O transistor PNP é o complemento do NPN, funciona exatamente igual a ele, com as polaridades invertidas.

 

 

Em eterna construção