Veja o vídeo no YouTube com detalhes! https://youtu.be/Dn7HtN944Vc
Esse projeto era um desejo meu de conseguir ouvir novamente os discos de vinil com amplificadores 100% valvulados.
Até então, ligava as saídas da cápsula da pick-up às entradas de microfone de uma mesa de mixagem, ajustava a equalização para respeitar a curva RIAA e entregava o som para um cubo valvulado.
Agora posso ligar esse pré e não dependo mais dos transistores... É estéreo, equalização correta para discos e ainda com controle de graves e agudos.
A base do circuito foram 2 válvulas duplo-triodo que no passado eram amplificadoras de VHF de TV, pesquisei na internet o que o povo já fez e saiu o que apresento aqui.
Vale uma ressalva. As amplificadoras de VHF costumeiramente possuem uma característica de não-linearidade (µ variável) que é interessante para a Rádio Frequência, mas desaconselhável para o som (a não ser que você esteja fazendo um pedal de distorção ou coisa parecida). Dessa forma, tive um trabalho extra para evitar que elas entrassem na região não-linear.
Analisando:
Essa é uma parte vital, necessária para que o efeito
termoiônico aconteça. Veja mais sobre o princípio de funcionamento das válvulas
aqui.
Usei duas XCC189, que tem as seguintes características: 4,5V x 600mA ligação em série.
Adicionei um resistor de 10Ω x 5W que produziu uma queda de tensão de 10Ω x 0,6A = 6V.
Dessa forma, a tensão total é de: 4,5 + 4,5 + 6 = 15V.
O
transformador é de 15 + 15V, retifiquei em onda completa e filtrei para
diminuir a possibilidade dos aquecedores inserirem qualquer ruído nessa
montagem que é muito sensível. Esse problema é técnicamente conhecido como Hum.
A alimentação do circuito vem do mesmo transformador, mas é retificado e filtrado com um dobrador de tensão formado por D3, D4, C2 e C3. O semiciclo negativo carrega C3 enquanto que C2 é carregado com o positivo. Dessa forma, C4 fica com a tensão de pico-a-pico, conforme a equação:
Vcapacitor = Vpp = 15V(eficaz) * 1,4142 x 2 = 42,2Vcc.
Ainda, C4, R2 e C5 formam um filtro π, eficiente para eliminar ruídos. C6 dá o toque final para a alta frequência.
Como comentei no início, as XCC189 não foram desenhadas para áudio, não são lineares. Possuem como característica marcante o fato que quando estão próximas do corte, o ganho cai para que dificilmente elas realmente entrem nesse estado de não condução.
Dessa forma, por tentativa e erro encontrei valores de resistores de anodo, catodo e grade para que ela não chegue nessa região.
O primeiro triodo oferece um ganho forte o suficiente para elevar a tensão da agulha do toca-discos e passar pelo filtro RIAA formado por R9 e C9 (agudos) e R3 e C10 (médios). Circuito inspirado no diagrama contido no endereço que pode ser acessado aqui.
O segundo triodo faz a amplificação final. Antes de entregar o sinal para o jack de saída, acrescentei um controle de graves e agudos, ispirado nesse diagrama.
Ainda sobre os controles de tom, é muito interessante que sejam potenciômetros duplos para alterarem na mesma intensidade os dois canais.
Inspire-se aqui e faça muito melhor ;-)
Projetando no proto-board.
Montando em chassi de alumínio. Note que as válvulas estão dentro de canecas para reduzir a captação de ruído.
Envelopei todo o interior com papel alumínio pelo mesmo motivo.
Tudo montado, os potenciômetros de grave e agudo faltando knobs e jacks de entrada e saída nas laterais.
4 - diodos 1N4007 ou similar
2 – XCC189 (PCC189 e ECC189 podem ser utilizadas desde que o circuito de filamento seja modificado)
1 – 1nF
1 – 6,8nF
2 – 10nF
1 – 33nF
1 – 100nF
3 – 470nF
1 – 2,2uF
1 – 10uF x 25V
1 – 22uF x 25V
1 – 47uF x 25V
2 – 100uF x 63V
1 – 100uF x 100V
1 – 220uF x 100V
1 – 1000uF x 25V
1 – transformador de alimentação 127/220V para 15V x 2A
2 – potenciômetros duplos (estéreo) – 100K x 1/8W
1 – 10Ω x 5W
1 – 220Ω
1 – 330Ω
1 – 1K2
2 – 6K8
1 – 10K
3 – 10K x 1/8W
1 – 12K
1 – 22K
1 – 33K
1 – 68K
1 – 470K
1 – 1M x 1/8W
1 – 10M
Cabos
Porta fusível e fusível de 0,2A
Jack fêmea P2, P10 ou RCA
Interruptor
Etc.
Em eterna construção