A proposta deste circuito é ser o mais simples possível e utilizar o menor número de componentes. Foram utilizados apenas os componentes geradores da constante de tempo – R e C – e o circuito integrado 555, mais nada, gerando uma onda quadrada simétrica.
O circuito integrado 555 é muito versátil, porém, sempre utiliza um número razoável de resistores e tem o inconveniente de gerar onda quadrada assimétrica. Para conseguir a simetria na saída, são necessários mais alguns componentes.
Este circuito gera um sinal realmente quadrado utilizando apenas um resistor e um capacitor.
Isso é possível utilizando a própria saída como fonte de corrente para o capacitor.
Seu funcionamento se resume no seguinte:
Quando ligado, o capacitor está completamente descarregado, abaixo portando do limiar do pino 2. Dessa forma, a saída é forçada para nível alto. Como o capacitor está conectado na saída via resistor, acontece a carga até que o valor de disparo do pino 6 é atingido e a situação se inverte.
O pino 6 inverte a saída, fazendo-a ir para zero. O capacitor é forçado a descarregar via resistor.
Como tanto a carga como a descarga acontecem pelos mesmos componentes e caminhos (saída, resistor e capacitor), os tempos são os mesmos e o sinal é simétrico.
Faça testes para obter a frequência desejada. Apenas cuidado com alguns detalhes:
§ Não utilize resistor abaixo de 1KΩ, a corrente drenada da saída será muito alta e aquecerá o circuito integrado
§ Capacitor de valor muito alto, principalmente eletrolítico tem fuga interna grande, o que pode fazer com que o circuito não oscile
§ O 555 tem limites operacionais de 4,5 a 16V e corrente máxima de saída de 200mA
§ Os pinos 5 e 7 não são usados
Em eterna construção