Se você necessita ligar ou desligar uma carga quando as condições de iluminação mudarem, como por exemplo ligar uma lâmpada quando escurecer, este circuito atende a esse propósito.
O sensor é um LDR (Light Dependent Resistor), que tem sua resistência aumentada na ausência de luz.
Assim, quando há luz, a tensão do pino 2 do amplificador é maior que o pino 3, fazendo com que a saída fique negativa e o transistor corte. O relé desliga a carga.
Quando não há luz ambiente, o LDR aumenta sua resistência, fazendo com que a tensão na entrada inversora diminua e assim a saída fica positiva. O transistor satura e o relé liga, ativando a carga.
O diodo D1 tem a finalidade de desviar para terra a tensão negativa e D2 amortece a força contra-eletromotriz da bobina.
Ajuste o potenciômetro para a quantidade de iluminação desejada para o acionamento da carga.
Utilizei uma fonte simétrica. Amplificadores operacionais funcionam melhor assim, mas é possível utilizar uma fonte simples com alguns ajustes.
Caso deseje inverter a ação, ou seja, acionar uma carga quando o ambiente estiver iluminado, utilize uma (e apenas uma!) das seguintes alternativas, de acordo com a sua conveniência:
§ Inverta o LDR de posição com R2 ou
§ Inverta o pino 2 com o pino 3 do CI ou
§ Ao invés de utilizar o contato normalmente aberto, use o normalmente fechado do relé.
Para adicionar um tempo de atraso no circuito, evitando que mude de estado com flashes de luz, basta acrescentar um capacitor eletrolítico em paralelo com o resistor R2. A tensão deve ser de pelo menos 25V e capacitância a partir de 470uF pode ser testada.
Em eterna construção